Parabéns RTP

0
O dia 7 de Março de 1957 marcou, para sempre, a vida dos portugueses. A RTP dava o pontapé de saída nas emissões televisivas, até aí concentradas na rádio. Sessenta anos passados sobre a primeira emissão experimental na antiga feira popular, a RTP continua a marcar a vida de todos os telespectadores … Aqui ficam alguns programas, figuras e momentos que povoam a nossa memória.

image[6]
Mira técnica
Nostalgia

Nomes como Artur Agostinho, Henrique Mendes, Gomes Ferreira, José Mensurado, António Lopes Ribeiro, Maestro António Melo, João Villaret, Anthímio de Azevedo, Raul Solnado, Fialho Gouveia, Nicolau Breyner, Herman José, Vitorino Nemésio, Sousa Veloso, José Hermano Saraiva, Ivone Silva, Camilo de Oliveira, Jorge Alves e Vasco Granja, povoam o imaginário televisivo e ajudaram a fazer da RTP aquilo que ela é hoje.

Falar do canal de televisão é também falar de alguns dos programas emblemáticos que se demarcaram no tempo e na época. Cartaz TV, TV Rural, Melodias de Sempre, Se Bem Me Lembro, Cinema de Animação; Momento Desportivo, Boletim Meteorológico, O Tal Canal, Conversa em Família e Saba da Badu constituem momentos históricos e inesquecíveis.

Entretenimento

Ao longo dos 60 anos de emissões, são as primeiras séries aquelas que se revelam com maior nostalgia. Sandokan-O Leão da Malásia, Espaço 1999, Bonanza;  Os Vingadores, o Fugitivo, Daniel Boone, Olho Vivo, Gente do Amanhã,  Black Beauty, Kung Fu – As Aventuras de Caine, Dallas, O Barco do Amor, O Justiceiro, McGyver e Robin dos Bosques, entre outras, mantêm-se ainda bem vivas na memória.

Para a juventude

Os mais pequenos também tinham direito a alguns programas como a Rua Sésamo e séries que acabaram por marcar gerações. Verão Azul, Os Pequenos Vagabundos, ALF, Pipi das Meias Altas, Lassie prendiam os mais jovens à pequena caixa. Mas, havia outras séries de animação que não deixavam ninguém indiferente como TinTin, O Professor Baltazar, Vickie, o Viking, a Abelha Maia, Bana e Flapi, Heidi-A Menina dos Alpes, Calimero, Marco, Noddy, O Carrocel Mágico. Bem presentes estão também as grandes figuras que todos adoravam, apesar de marcar a hora da deita, o Topo Gigio (1981) e o Vitinho.

60 anos a Informar

E, porque a televisão também tem por missão informar, o Telejornal foi o primeiro programa de informação do país e ainda se encontra no ar. Hoje é  apresentado por José Rodrigues dos Santos, João Adelino Faria e Cristina Esteves. Mas, outros nomes grandes já por ali passaram como Henrique Mendes, José Eduardo Moniz, Manuela Moura Guedes, Judite de Sousa e Maria Elisa Domingues.

Diversos programas de eleição

Outra figura amada da TV é o simpático Fernando Mendes, apresentador de O Preço Certo, desde 2003. Antes dele, Carlos Cruz, Nicolau Breyner e Jorge Gabriel desempenharam também esse papel.

16996486_715753491930319_7825986259841206499_n.jpg

Entretanto, e com o passar dos anos, apurou-se o gosto pelos concursos e outros espaços de entretenimento. Entre os mais relevantes estão: Palavra Puxa Palavra, com António Sala, Um, dois, três, com a bota Botilde, apresentado por Carlos Cruz e, mais tarde, por Teresa Guilherme, A Visita da Cornélia com apresentação de Raul Solnado e Zip Zip com Carlos Cruz, Fialho Gouveia e Raul Solnado. Outra figura amada e admirada pelos telespectadores ao longo dos anos foi Júlio Isidro. Quem não se lembra dele em O Passeio dos Alegres… Simpático, excelente profissional fez a ponte entre vários artistas da nossa praça e o público sedento de cultura.

https://www.youtube.com/watch?v=bEOxluAtiVA

As Novelas

A ficção portuguesa também tem um papel preponderante na  RTP. Em Maio de 1982, o canal estreia a primeira novela portuguesa, Vila Faia, seguindo-se Palavras Cruzadas, Roseira Brava e Chuva na Areia, entre outras.

Ligação à Eurovisão

Em 1966 já Portugal participava no Festival Eurovisão da Canção com a jovial Madalena Iglésias a interpretar o tema Ele e Ela. A primeira participação teve lugar em 1964 e coube a António Calvário representar o país com o tema Oração. As ligações à Eurovisão não se limitavam às canções ou concursos. Os Jogos Olímpicos, Jogos de Futebol e a ida do Homem à Lua, entre outros, também tiveram direito a transmissão.

Mas, um programa que fez as delícias dos espectadores foi Jogos Sem Fronteiras, apresentado por Eládio Clímaco e Ana do Carmo.

Fotos e Vídeo: Direitos Reservados, Youtube, via Arquivo RTP

 

0

41 Comments

  1. 0

    There are some fascinating points in time on this article however I don’t know if I see all of them middle to heart. There may be some validity but I will take hold opinion till I look into it further. Good article , thanks and we want more! Added to FeedBurner as nicely

    0

4 Trackbacks / Pingbacks

  1. albuterol inhaler without an rx
  2. vagragenericaar.org
  3. ciprofloxacin price without insurance
  4. can i buy chloroquine over the counter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.