Canal História e Joana Vasconcelos nas Comemorações do Centenário de Fátima

0

O canal televisivo “História” estreia, no próximo dia 8, o documentário “As Faces de Fátima”, que revela documentos inéditos e recria cenas de 1917 e, tendo em vista a comemoração do centenário das aparições, o mesmo canal decidiu associar-se à obra da conceituada artista plástica Joana Vasconcelos. 

A directora-geral do History Channel Iberia, Carolina Godayol, afirmou, na apresentação do documentário que decorreu na Fundação Joana Vasconcelos, em Lisboa, esta terça-feira, que “o documentário resulta de um trabalho de investigação inédita”, com imagens de Fátima, Porto, Leiria, Coimbra, Santarém e Lisboa, e conta com a participação de 23 especialistas.

jnb
Carolina Godayol e Joana Vasconcelos

A responsável adiantou ainda que o documentário, que conta com a participação dos historiadores Fernando Rosas, José Eduardo Franco e Luís Reis Torgal, aborda também “as consequências que Fátima teve na Igreja Católica, na região da Cova da Iria, no país, no mundo e nas crianças que participaram nesse acontecimento”.

qaw

Entretanto, a obra de Joana Vasconcelos, intitulada “Suspensão”, foi feita a convite do Santuário de Fátima no âmbito das comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, e afirma-se como “uma apropriação – monumentalizada – de um dos objectos mais simbólicos da figura de Nossa Senhora de Fátima, bem como do seu santuário e espaços circundantes: o terço”.

003

De acordo com a descrição enviada, “o terço típico – em plástico que brilha no escuro – torna-se, através da sua dimensão e instalação, numa escultura cuja leveza do suporte remete para a suspensão de tempo a que pertencem os momentos de contemplação e, consequentemente, elevação interior- independentemente dos credos e modos de meditação”.

O canal HISTÓRIA estreia no dia 8 de maio, pelas 22 horas, o documentário de produção própria “As Faces de Fátima” e junta-se à conceituada artista plástica Joana Vasconcelos para apoiar a sua obra, instalada na Basílica da Santíssima Trindade, que será apresentada no dia 12 de maio, por ocasião da visita do Papa Francisco ao Santuário de Fátima.

Fotos e vídeo: DR., Divulgação

0

1 Comment

  1. 0

    Hiya, I’m really glad I have found this info. Today bloggers publish only about gossips and web and this is really frustrating. A good blog with interesting content, this is what I need. Thanks for keeping this web-site, I will be visiting it. Do you do newsletters? Can’t find it.

    0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.