Momentos de Lazer Para Partilhar

0

Vem aí mais um fim-de-semana e se ainda não tem programa nós damos algumas sugestões. Entre passeios, idas à praia, exposições de arte e concertos, a oferta é variada…

 

PINTURA: AGUARELAS EM SANTA CRUZ

imagem-encontro-internacional-de-aguarelas-2016.png

Santa Cruz não é só praia! E a prová-lo está, entre outras acções, a inauguração  da 9.ª Edição da Exposição do Encontro Internacional de Aguarela de Santa Cruz-2016,  28 de Julho. 

Tendo como mentor o aguarelista António Bártolo, trata-se de uma ação de intercâmbio e divulgação artística e cultural, de âmbito turístico, que reúne aguarelistas provenientes de vários países e que procura fomentar a produção de obras de arte, valorizar a Aguarela enquanto técnica de expressão artística, bem como promover Torres Vedras do ponto de vista cultural e turístico. Um evento a não perder cujas informações adicionais poderá ainda encontrar aqui



MIA ROSE: MERCADO DA RIBEIRA

A cantora estará este sábado, às 21H30, no estúdio Time Out, Mercado da Ribeira num concerto de apresentação do álbum de estreia “Tudo Para Dar”. Os D.A.M.A e Salvador Seixas são os convidados especiais.

A aquisição do novo trabalho de MIA ROSE na FNAC garante o acesso ao concerto e respectivo Meet and Greet com a artista.



ATELIÊ INSTRUMENTAL P/ PAIS E FILHOS

GetImage

Qual a diferença entre um violino e uma viola d’arco? Entre um som grave e um som agudo? O que é a dinâmica? Quais os diferentes naipes de uma orquestra? A resposta a estas questões é dada pelos professores e alunos do Conservatório de Música da Metropolitana em ateliês repletos de descoberta.  E, para que o passam fazer em família o Conservatório preparou um ATELIÊ INSTRUMENTAL PARA PAIS E FILHOS na  Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Loures.

DATA: 17 de Junho, 15H00, Biblioteca Municipal Ary dos Santos; Entrada Livre



ALQUEVA

Se pretende aliar um bom passeio a um dia de praia tranquilo e longe da confusão, a praia do Grande Lago Alqueva, inaugurada no passado dia 1 de Junho, no Centro Náutico de Monsaraz é uma excelente opção. 

Centro Náutico de Monsaraz (2).png

Galardoada com a bandeira azul, a praia tem uma torre de vigilância e posto para os nadadores salvadores, posto médico, duches públicos, chuveiro duplo com lava pés, rampas de acesso à água para utilizadores com dificuldades de mobilidade e estacionamento para 120 lugares, incluindo para veículos de pessoas com mobilidade reduzida.

Praia fluvial de Monsaraz (4).png

Dispõe ainda de uma piscina flutuante para crianças e adultos e além do relvado, no areal encontram-se 20 toldos, para além das árvores existentes no local.

Praia fluvial de Monsaraz (1).png



AS SUPLICANTES DE ÉSQUILO

esquilo

As cinquenta filhas de Dânao, obrigadas a casar à força com os cinquenta primos, filhos de Egito, fogem do Nilo, onde habitam, para pedir asilo político e religioso em Argos. Perante o rei dessa terra, suplicam proteção. Evocando Zeus hospitaleiro, apresentam como argumento maior a descendência de uma mesma mulher, Io. A súplica que os vincula e obriga, estabelece o conflito entre o dever de acolher e o perigo que isso representa para o equilíbrio da pólis…

Adaptação e direção: Cláudia Andrade; Cenografia e figurinos: Criação Coletiva; Interpretação: Ana Almeida, Carolina Campos, Carolina Silva, Clara de Souza, Duarte Silva, Jadwiga Thun, Luana Figueiredo, Mafalda Alexandre, Rita Moreno, Tatiana Veloso e Ricardo Silva; Produção: Catarina Sobral; Uma criação da Evoé – Escola de Actores. 60’

LOCAL: Teatro do Bairro, Lisboa; DATA: 16, 17 E 18 Junho; HORÁRIO: Sexta e sábado: 21h30; Domingo: 17h00; PREÇO: de €5 A €7



FESTIVAL DE MÚSICA EM LEIRIA

O “Música em Leiria” promete muita música e espectáculos de dança em Leiria, Batalha, Marinha Grande, e nas vilas de Figueiró dos Vinhos, Pedrogão Grande e Castanheira de Pera. Com o encerramento marcado para 2 de Julho, muitos são os nomes que vão marcar presença na 35ª edição desde a Sinfonietta de Lisboa e o Coro Ricercare, os LST – Lisboa String Trio, o guitarrista Pedro Rodrigues e o Maestro Jean-Sébastien Béreau, bem como a Companhia Nacional de Bailado, entre muitos outros.

Compahia Nacional de Bailado (1).png

Este Sábado, dia 17, a partir das 21h30, na Igreja do Mosteiro da Batalha, sobem a palco mais de 70 pessoas, entre músicos e cantores da orquestra Sinfonietta de Lisboa e do Coro Ricercare, interpretando o “Requiem de Mozart”. Será certamente um grandioso concerto e um dos mais esperados do 35º Festival Música em Leiria.

image009.png

No fim-de-semana de 23, 24 e 25 de Junho será a vez da Big Band do Orfeão de Leiria conquistar Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande com os seus espectáculos. Mas até ao final do programa muitos são os artistas que irão fazer as delícias dos visitantes, que podem ainda contar com a actuação ímpar da companhia Nacional de Bailado.

 



SINTRA: REENCONTROS

ReEncontros_NoticiaGrande960x456_2

As sonoridades da musica medieval e renascentista estão de volta ao Palácio e não vai querer perder a oportunidade de assistir a estas noites únicas que o/a levarão numa viagem através do tempo. Este Sábado, dia 17, é a vez de “De Labyrintho” com Nadia Caristi e Arianna Miceli (Cantus), Andrés Montilla-Acurero e Matteo Pigato (Altus), Fabio Furnari e Raffaele Giordani (Tenor), Marco Scavazza e Guglielmo Buonsanti (Bassus), Walter Testolin (direction). E, na próxima sexta-feira, dia 23, pelas 21H30 poderá ouvir os sons do acordeão. Um programa repleto de virtuosismo e talento que pode seguir de perto na Sala dos Cisnes do Palácio de Sintra.



BEJA: TERRAS SEM SOMBRA

Print

A edição de 2017 do “Terras sem Sombra” pára na cidade de Beja, nos dias 16 e 17 de Junho, após uma programação intensa de música e passeios pelo património e biodiversidade por sete vilas do baixo Alentejo.

unnamed (3)
Colégio dos Jesuítas, hoje Comando Territorial da GNR

Durante a temporada, que durou sete meses, o festival apresentou solistas e agrupamentos de referência internacional num programa, estratégico para a afirmação do Alentejo como destino de arte e natureza, onde a Espanha foi o país convidado.
A iniciativa abriu as portas, pela primeira vez, de palácios, igrejas, conventos, mosteiros e outros locais raramente acessíveis ao público e pôs em evidência aspectos fundamentais do património natural da região.

un1).jpg
Bach, interpretado por Michel Corboz

De entrada livre, o Festival termina em Sines, no dia 1 de Julho, com a cerimónia de entrega do Prémio Internacional Terras sem Sombra, mas deixamos-lhe aqui o Programa Beja com muitas e excelentes razões para visitar esta bela cidade.

Programa Beja
17 Junho
Património
14:30 – 17:30 – Visita guiada ao Centro Histórico
Local em destaque – Colégio de São Francisco Xavier
Ponto de encontro – Catedral de Beja

Música
21H30 – Caminho, Verdade e Vida: Motetes e Prelúdios Corais de J. S. Bach
Local – Catedral de Beja
Coro Gulbenkian
Órgão Fernando_ Miguel Jalôto
Viola da gamba_ Sofia Diniz
Contrabaixo barroco_ Marta Vicente
Direcção musical_ Michel Corboz

18 de Junho
Biodiversidade
O Homem e o Guadiana, elementos que estruturam a paisagem
9H30 – Partida – Piscinas Cobertas de Beja



ARTE EM MONSARAZ

capa.png

“Reencontro e Silêncio” é o tema da exposição de pintura que Manuel José Marques, Pároco da Unidade Pastoral de Reguengos de Monsaraz, tem patente na Igreja de Santiago – Galeria de Arte, em Monsaraz. A mostra pode ser apreciada diariamente até ao dia 2 de Julho, das 9H30 às 12H30 e entre as 14 e as 18H.

Renascer (pormenor).png

São 35 pinturas, distintas na mensagem e nas técnicas utilizadas. As obras selecionadas para esta mostra na vila medieval de Monsaraz foram realizadas durante um ano, entre Março de 2016 e Março de 2017 e, segundo o autor, “o visitante pode ter a surpresa de viver em cada quadro uma nova experiência, mais do que o desconforto pela variedade de estilos e técnicas”.



FESTIVAL DE MÚSICA DE MAFRA

Portal_Nacional_dos_Municipios_e_Freguesias_Mafra_20170613_210025.png

A Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, abre as portas para o terceiro concerto do Festival de Música de Mafra – Filipe de Sousa. E, é já este Sábado, dia 17, pelas 21h00, que sobe ao palco o pianista brasileiro Luís Rabello, um dos mais importantes pianistas do panorama atual brasileiro, com um concerto na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira. A entrada é gratuita.

cartaz_festival_de_musica_filipe_de_sousa-001.png

O programa prossegue no dia 26, com a actuação de Manuel Araújo ao piano e encerra no dia 1 de Julho com o concerto que inclui o Quarteto Arabesco e Adriano Jordão.



MARCHAS POPULARES DE MAFRA

cartaz_marchas

Elas voltam a encher de som, cor e luz o Concelho de Mafra, dando continuidade à divulgação das tradições e costumes locais. O programa começa no dia 17 de Junho, pelas 21h00, com um desfile a partir do Jardim do Cerco, em Mafra. A actuação das marchas das 10 freguesias participantes arranca às 21h15, no Terreiro D. João V e o espectáculo terminará, pelas 00h30, com fogo de artifício. Mais informações aqui

FOTOS: DR., Divulgação

0

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta