Leituras de Verão: Por Terras do Algarve…

0

A jornalista da SIC Teresa Conceição lançou recentemente  “Ir é o melhor remédio: Algarve”. E ,mais do que um roteiro o livro, editado por “Guerra & Paz”, apresenta-nos boas sugestões. Nós também partimos à aventura e recomendamos a sua leitura…

P_20170813_112617

Sempre que alguém propõe um desafio, a expectativa é grande, quer da parte do próprio, quer de terceiros que esperam sempre demasiado de quem intenta tamanha tarefa. “Ir É o Melhor Remédio: Algarve” proporcionou-me essa sensação. Pegar nele, folheá-lo, cheirá-lo (como sempre faço a todos os livros na ânsia de me transportarem para as recordações mais longínquas da minha infância) foi, no mínimo, o meu desafio.

P_20170813_112411

A príncipio, cáptica, acabei desarmada pela linguagem autêntica, despretenciosa e, até em alguns casos, ingénua com que Teresa Conceição nos conduz numa viagem pelo sul do país. É saudável ver como a autora desfralda e cito: “um lençol num estendal pendurado pelas pontas” que vai de “Al a Al. De Alcoutim a Aljezur, de Albufeira a Alvor, de Almancil, a Alcantarilha…” e por aí fora.

P_20170407_180316_HDR_1
Os famosos doces do Algarve, de comer e chorar por mais…

Não. O livro não é um mero guia. E, também não serve “como base para copos”. Este livro, que leva a chancela da “Guerra e Paz Editores” é um pequeno tesouro para ser apreciado a cada página, a cada foto, a cada vila e aldeia, a cada recanto e lenda que chamam pelo leitor. Há livros onde alguns documentários e filmes, tão necessitados de bons argumentos, vão beber inspiração. Porém, aqui foi um programa de televisão que deu origem ao livro. Pessoalmente agrada-me muito mais esta segunda possibilidade.

IMG_20170107_112428_021
Praia de Monte Clérigo, situada entre a praia da Amoreira e da Arrifana – um paraíso

Se não conhecesse o Algarve, partiria, de mochila às costas, chapéu de palhinha, óculos escuros e máquina fotográfica, refazer o percurso que tão afincadamente Teresa Conceição desenhou. O seu texto, as suas fotografias e sugestões são um ponto de partida para aqueles que apreciam um ponto de chegada muito mais tranquilo e seguro. Mas, são também o inicio de uma aventura que se prolongará até onde o leitor quiser ir. O tema não se esgota. Há sempre um “spot”, uma praia, uma pequena aldeia, uma iguaria gastronómica por descobrir. Afinal, tal como o título india “Ir é o Melhor Remédio” e eu já fui…

Sobre a autora:

18698206_10154676576673364_1267816112408216185_n.png
Foto: DR., Reprodução do Facebook de Teresa Conceição

Teresa Conceição é uma jornalista terra-a-terra, o que só lhe fica bem na hora de criar roteiros. Em reportagem na SIC desde 1992, é autora da rubrica do Jornal da Noite da SIC “Ir É o Melhor Remédio”, em que divide passeios e rivalidades com o jornalista Martim Cabral e que está no ar há 10 anos, tendo conquistado, em 2017, o Prémio da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) na categoria de Melhor Programa de Divulgação de Oferta Turística.(…)

Título: “IR É O Melhor Remédio: Algarve”

Género: Guia Turístico

Editora: Guerra e Paz

Preço: €14,31

Fotos: Isa Vieira

0

1 Comment

  1. 0

    I beloved up to you will obtain performed right here. The sketch is attractive, your authored material stylish. nonetheless, you command get bought an edginess over that you want be turning in the following. unwell indisputably come more in the past once more as precisely the same nearly very frequently within case you defend this increase.

    0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.