Há Muito Para Ver na Casa da Torre

0

A Casa da Torre, em Caria, abriu ao público, graças a uma parceria  entre o NewsMuseum e a Câmara Municipal de Belmonte e dispõe de conteúdos interactivos para melhor nos contar a história da sua terra, das gentes e da cultura.

IMG_2973

A Casa da Torre – Centro de Estudos Arqueológicos, em Caria, foi até agora um local reservado a especialistas. No entanto e desde o dia 26 de Agosto, já o pode visitar e apreciar o ambiente participado e interativo que o/a levará por uma aventura única e inesquecível.

Localizada em Caria, ela foi construída no século XIV e destinou-se à residência dos bispos da Guarda. Situada em pleno Centro Histórico, ela é um dos monumentos mais emblemáticos da vila de Caria e do concelho de Belmonte. E, devido a esta intervenção, será possível usufruir de uma visita por três espaços expositivos, organizados cronologicamente – período Romano, período Medieval e período Moderno.

IMG_2974

O visitante tem ainda acesso a um ponto de informação interativo sobre a história da Casa, a um mapa do território arqueológico do concelho em 3D, a zonas de lazer para diferentes faixas etárias, como uma oficina de restauro, e uma zona de petiscos no exterior.

De referir que a Casa da Torre conta actualmente com cerca de 100 peças em exposição, sendo de destacar as aras de Centum Cellas, dois pulvinus do séc. II ou cerâmicas e faianças recolhidas no Convento de Nossa Senhora da Esperança e no Castelo de Belmonte. Para o Presidente da Câmara Municipal, António Rocha, esta iniciativa “alargou o núcleo de museus do concelho de Belmonte a Caria”, fazendo com que este espaço de trabalho, até aqui dedicado a especialistas, fosse agora partilhado com a comunidade.

IMG_2975

Também o diretor do NewsMuseum, Rodrigo Moita de Deus, considera que esta iniciativa mostra como é possível “transformar a história, as tradições e o património em conteúdos de qualidade e de interesse público”. 

Fotos: DR., Divulgação

0

Seja o primeiro a comentar

Deixar uma resposta