Um livro Intemporal

0

O título, “Três Homens num Barco” despertou-me curiosidade mas, entre os livros que tinha para ler nas férias, este foi o que decidi guardar para o fim. Depois de folhear, agarrei nele com determinação e aceitei a aventura transformando-me no novo passageiro.

Lembro-me que o primeiro pensamento me projectou logo para um cenário caótico. Três homens (e um cão) num barco… parecia-me gente a mais num espaço tão reduzido. Confirmar ou não essa sensação exigia a leitura integral da obra à qual me dediquei durante uma manhã e duas tardes.

Com mais de um século, este livro, de 224 páginas, não me decepcionou. Consegue uma actualidade que surpreende e intriga. Escrito numa linguagem leve, apelativa e com humor, revela a história de três amigos que decidem fazer uma viagem de 15 dias pelo rio (Tamisa). Com eles vai o cão do narrador (Montmorency) e todos juntos acabam por viver uma série de peripécias inesperadas.

Mas, se a pretensão do autor, Jerome K. Jerome, era transformar o livro numa descrição histórica, então falhou redondamente, pois foram as situações vividas pelas personagens, durante a jornada, que tomaram conta da narrativa. Na realidade, o ponto forte são mesmo as peripécias e, a narrativa ganha corpo a cada escalada emotiva, condimentada q.b. com algum humor que leva o leitor ao sorriso fácil. Entretanto, a amizade, ingenuidade e a aventura são alguns dos factores que ajudam a moldar esta história intemporal.

De realçar ainda que a obra teve algumas adaptações cinematográficas tendo ainda passado por outras formas de arte, como escultura, pintura e ilustração.

Título:  Três Homens num Barco;

Autor: Jerome K. Jerome;

Preço: €15,45;

Editora: Alma dos Livros

 

0

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.